Balanço

Balanço

Acerca do Balanço, A empresa de Contabilidade, CRN-Contabilidade, na elaboração deste blog pretende demonstrar a importância do Balanço na reflexão da situação económica de uma empresa e como este instrumento permitirá fazer uma análise patrimonial da mesma mediante as 3 categorias do Balanço, bem como analisar o patrimonio

 

O Balanço Funcional é uma das Demonstrações Financeiras utilizadas pelas empresas para consultar o património num determinado momento da empresa, ou seja, permite efetuar uma análise da posição da organização bem como permitir a comparação com exercícios anteriores.

De forma a analisar aprofundadamente esta demonstração financeira, num mapa dividimos o Balanço em três partes: ativo, passivo e capital próprio. Então, como equação fundamental da contabilidade, num balanço consideramos a seguinte fórmula:

Capital Próprio + Passivo = Ativo

Esta demonstração financeira é essencialmente utilizada por:

  • Juristas;
  • Economistas;
  • Contabilistas;
  • Funcionários;
  • Investidores;
  • Entre outros.

 

Como referido anteriormente, é uma demonstração financeira utilizada por diversos agentes economicos sendo que a sua função varia para cada uma, por exemplo: para um economista representa a estrutura estática e financeira de uma empresa sendo que para um Contabilista Certificado representará a situação económica e financeira, tendo sempre por base normativos aplicáveis.  

 

Cuidados a ter

A informação contida no Balanço é analisada tanto por gestores como por terceiros (fornecedores, bancos, acionistas, entre outros…), logo, um dos cuidados a ter será a sua correta elaboração para uma demonstração da situação real da empresa. Se necessário, poderá pedir ajuda a um Contabilista Certificado deslocando-se a um escritório de contabilidade.

Conclusão

Concluindo, o balanço espelha a relação entre o passivo e capital próprio com o ativo e como o ativo consegue fazer face ao passivo de uma empresa, o que ajudará na gestão dos recursos financeiros bem como as tomadas de decisão dos gestores.

 

Marcar Reunião Info@crncontabilidade.pt

 

As 3 categorias do Balanço

A CRN-Contabilidade irá abordar as 3 categorias do balanço: o ativo, o passivo e o capital próprio. Para que o Balanço esteja correto estas três componentes tem que se complementar, ou seja, o Passivo com o Capital Próprio têm que ser iguais ao Ativo para que a diferença entre ambos seja nula.

De referir que tanto o Ativo como o Passivo são divididos em correntes (inferior ou igual a um ano) e não correntes (superiores a um ano).

As categorias do Balanço têm diversas características e cada um incorpora diferentes elementos.

 

  • O Ativo é tudo o que a empresa possuí e pode ser convertido em dinheiro.

 

Ativo corrente: é constituído pelos inventários, clientes, Estado e Outros Entes Públicos, Capital subscrito e não realizado, créditos a receber, diferimentos, caixa e depósitos bancários e outros ativos correntes.

Ativo não corrente: é constituído pelos ativos tangíveis e os intangíveis, investimentos financeiros e créditos e outros ativos não correntes.

 

  • O Passivo são as obrigações da empresa com o exterior.

 

Passivo corrente: é constituído por Fornecedores, Estado e Outros Entes Públicos, Financiamentos Obtidos, Diferimentos e Outros Passivos Correntes.

Passivo não corrente: é constituído por Provisões, Financiamentos Obtidos e Outras dívidas a pagar.

 

  • O Capital Próprio considera-se a diferença entre o Ativo e o Passivo, ou seja, é o valor patrimonial de uma empresa. Este é constituído pela Capital subscrito, ações, outros instrumentos de Capital Próprio, prémios de emissão, reservas legais e outras reservas bem como resultados transitados, excedentes e ajustamentos/variações no capital próprio.

 

A CRN-Contabilidade refere ainda que existem três tipos de balanço:

  • Patrimonial;
  • Contabilístico;
  • Público.

 

Cuidados a ter

- Periodicidade na elaboração de um balanço;

- Verificar se o ativo consegue superar o passivo.

Conclusão

Por fim, estas 3 categorias do Balanço constituem o princípio básico da Contabilidade em que o ativo é o conjunto de bens e direitos de uma empresa e o passivo são as suas obrigações e a sua relação é fundamental para analisar a situação atual económica e financeira da empresa.

 

Marcar Reunião

 

Balanço Patrimonial

Um balanço patrimonial dá um relatório contabilistico da empresa,bem como, para a possibilidade de identificar os investimentos efetuados ao detalhe.

O Balanço do Patrimonio deve mostrar de uma forma organizada as contas do ativo, do passivo e do capital próprio de forma a possibilitar a que na sua elaboração e análise:

  • Permita detalhar a posição patrimonial de uma empresa;
  • Se efetue uma comparação da evolução dos elementos constituintes do balanço;
  • Haja uma visão dos recursos disponíveis para a empresa investir;
  •  O cálculo do pagamento de dividendos aos sócios;
  • Fornecer informações sobre a posição financeira da empresa para investidores e outras partes interessadas.

 

Cuidados a ter:

Este balanço referente ao patrimonio é uma demonstração obrigatória para todos os gestores, excluindo-se os gestores rurais e as microempresas. Para um melhor esclarecimento, solicitar o apoio de um Contabilista Certificado junto de um gabinete de contabilidade.

 

O nosso gabinete de Contabilidade situa-se em Alhandra, entre Vila Franca de Xira e Alverca.

 

Acessos disponíveis:

- Nacional 10;

- Estrada A1;

- Comboio regional;

- Autocarro.

 

Para mais informações, não hesite em contactar-nos através do número solicitar um pedido de reuniao.

 

Contacto:

Nº912115169

 

Marcar Reunião

 

Realizado por:

Catarina Cardoso

Licenciada em Contabilidade e Finanças

 

 

Outros Artigos: