1-Wallet: Para que serve as wallet nas bitcoins?
1.1 Armazenamento
- Ao utilizar uma wallet bitcoin, é fundamental ter em mente que a responsabilidade pelo dinheiro armazenado é exclusivamente do utilizador.
- Através dela, é possível manter os seus ativos digitais de forma segura, realizar transferências de forma autónoma e preservar a privacidade e anonimato das transações realizadas.
1.2 Chave de segurança
- Dessa forma, a wallet bitcoin se torna uma ferramenta indispensável para quem deseja gerir as suas bitcoins com eficiência e segurança.
- As carteiras digitais de criptomoedas são compostas por chaves, sendo a chave pública utilizada para receber fundos na carteira, equivalente ao IBAN de uma conta bancária. Já a chave privada é como uma senha, que deve ser guardada com segurança, assim como a senha de um e-mail.
- É importante proteger a chave privada para garantir a segurança dos seus ativos digitais. Sempre mantenha as suas chaves seguras e protegidas para evitar roubos ou acessos não autorizados.
1.3 Backups
- Certifique-se de fazer backups regularmente e nunca compartilhe chaves privadas com outras pessoas.
- Por isso se diz que devemos só comprar ou trocar nas exchanges e não guardar, porque estas têm as suas chaves públicas, para podermos enviar dinheiro para elas, e são as detentoras das chaves privadas dessas wallets dentro delas.
- Por norma a proteção das wallets é feita por, via uma password, aconselhando a que esta seja extensa e com vários números, letras e caracteres, pois é o que dá acesso as suas moedas virtuais.
- Depois disto é gerado uma frase de 12 ou 24 palavras com ordem específica denominada seed phrase.
- Este também muito importante e aconselhado a anotar, por servir como recuperação das suas moedas daquela carteira.
2-Hot Wallets / Software Wallets Bitcoin
2.1 Carteiras de software:
- Como a Exodus e Mycelium, são usadas para armazenar criptomoedas em dispositivos conectados à internet.
- São gratuitas e práticas, mas menos seguras do que carteiras físicas. Exemplos incluem BRD e Coinomi.
- Digital USD
- Polkadot
2.2 Cold Wallets Bitcoin
- Cold wallets são como cofres, pois são carteiras físicas offline, mais seguras contra hackers que hot wallets.
- Mais lentas e menos práticas, são ideais para armazenamento de longo prazo. Há duas formas, sendo o paper wallet, embora ultrapassado, uma delas, com chaves privadas e públicas em papel vulnerável.
3-O que são hardwares wallets?
- A outra forma são as hardwares wallets, são como uma pen USB, que também necessitam de ser conectada a um computador para aceder ao seu conteúdo.
- Têm diferentes formatos e sempre que realiza uma transação é necessário a aprovação.
- Esta aprovação é realizada por um botão físico e por vezes poderá ter de carregar diversas vezes para ter a certeza que existe interação humana.
- Os dois gigantes deste tipo de wallet são, a Ledger Nano S e a Trezor One, aparelhos pequenos e fáceis de armazenamento estas hardware wallets.
4-Como se interpretam criptomoedas em termos fiscais?
Como se interpretam criptomoedas em termos fiscais em Portugal, pois, ainda não há legislação, o que não excluiu que a AT não tenha analisado e interpretado as moedas digitais, contudo já foram publicados artigos acerca do tema na AT, quanto ao IRS, quanto ao IRC, quanto ao IVA e em termos contabilísticos.
Já foram publicados alguns documentos referentes a este tema, um em relação ao IRS e outro ao IVA.
4.1Tipos de rendimentos
“As criptomoedas podem gerar diferentes tipos de rendimentos tributáveis”, como podemos ver em Ficha Doutrinária:
- Lucro da compra e venda de moedas virtuais / Conversão de criptomoeda para moeda real no momento; Comissões geradas pela criação de criptomoeda; Lucro de vendas em moedas virtuais.
- Nota a partir de 2023 já poderá ser considerado mais ou menos valia, será declarado em 2024.
Artigos Relacionados