A Contabilidade Organizada é o regime de tributação dos rendimentos de uma atividade comercial, que pode ser opcional ou obrigatório. Todas as empresas/organizações, sejam sociedades anónimas ou por quotas, são obrigadas ao regime de contabilidade organizada.

O Empresário em Nome Individual (ENI) pode optar por escolher o Regime Simplificado ou o Regime de Contabilidade Organizada. O ENI só é obrigado ao Regime de Contabilidade Organizada se os seus rendimentos brutos anuais forem superiores a 200.000,00€. O contribuinte quando opta por um regime tem de ter uma permanência mínima de três anos.

contabilidade organizada

Para mais informações sobre o Regime Simplificado e o Regime da Contabilidade Organizada para os Empresários em Nome Individual, consulte a página do IRS.

 

Tabela de deduções IRS

 

  • Despesas da viatura (na atividade);
  • Despesas referente onde executa atividades da empresa;
  • Pode ser alvo de coimas ou multas;
  • Despesas como computadores e impressoras sendo uma depreciação e amortização de material.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O que distingue a contabilidade organizada do regime simplificado?

  • A contabilidade organizada como a propria expressão indica é uma documentação organizada, onde o contabilista certificado organizar a documentação por meses e por diarios e no final apurar o resultado liquido do periodo anual.
  • O empresario terá de recolher e guardar toda a documentação referente à sua atividade profissional e entregar mensalmente ou trimestramente ao contabilista certificado.
  • O gabinete de contabilidade irá organizar a documentação e verificar se toda a documentação tem o numero de contribuinte do ENI. Posteriormente classificada e separada pelas varias rubricas contabilisticas e no final o apuramento do resultado.

 

Quais as vantagens e as desvantagens da contabilidade organizada?

  • O regime da contabilidade organizada só é vantajoso caso a atividade do empresario em nome individual tiver no total de despesas um valor superior a 25% do total da faturação;
  • Na contabilidade organizada é tributado pelas taxas de IRS sobre o lucro da atividade (faturação superior às despesas) em vez de 75% da sua faturação (regime simplificado);
  • No final do ano o empresario fica com uma prespetiva financeira da atividade, se está a ser rendavel ou não;
  • Terá um custo acessorio do honorario do contabilista certificado;
  • O empresario terá acesso um balancete descriminado para poder visualisar e controlar qual a rubrica contabilistica onde se encontra o maior despesa anual da atividade;

O empresario terá de ter alguns conhecimentos organizativos (poderá solicitar informações ao seu contabilista certificado).

 

O gabinete de contabilidade da CRN-Contabilidade encontra-se disponível para esclarecer questões pertinentes sobre o seu negócio. 

Fortalecemos a importância da informação prestada aos nossos clientes, de modo a garantir a fiabilidade da sua empresa ou organização. Para falar connosco, marque já sua Reunião.