Os balancetes são um instrumentos financeiros utilizados para visualizar o total dos débitos e dos créditos das contas, juntamente com os saldos de cada uma delas (seja devedor ou credor). Desta forma, permite estabelecer um resumo básico financeiro da empresa ou organização.

O balancete reflete a contabilidade de uma empresa ou de uma organização num determinado período. O balancete pode ser mensal, trimestral, semestral ou anual com valores do período escolhido e/ou valores acumulados. Em termos contabilísticos, o balancete é muito importante para preparar as contas anuais e apuramento das responsabilidades mensais e trimestrais.

balancetes

O balancete pode ser analítico ou razão. A diferença encontra-se na complexidade do balancete. O Balancete Analítico é o balancete mais completo com todas as contas discriminadas, enquanto o Balancete Razão é um balancete mais simplificado apenas com as contas principais de cada rubrica.

O balancete é um documento solicitado maioritariamente pelas entidades bancárias e entidades financiadoras para concretização/renovação de empréstimos, contas correntes ou outras produtos financeiros. De uma forma geral, o balancete é um documento voluntário para o empresário, embora recomendável para poder conhecer, com a devida precisão, o estado financeiro da sua empresa num dado momento.

O gabinete de contabilidade da CRN-Contabilidade encontra-se disponível para esclarecer questões pertinentes sobre o seu negócio. 

Fortalecemos a importância da informação prestada aos nossos clientes, de modo a garantir a fiabilidade da sua empresa ou organização. Para falar connosco, marque já sua Reunião.