Acréscimo
O Acréscimo é reconhecido com os resultados das transações e outras ocorrências, sendo registados contabilisticamente e relatados nas Demonstrações Financeiras dos períodos com os quais se associem.
Ativos
Os Ativos são recursos contidos por uma entidade em decorrência de acontecimentos passados e dos quais se espera que derivem para a entidade vantagens económicas no futuro.
O Ativo resulta do somatório do Passivo e o Capital Prório
Ativo = Passivo + Capital Próprio
Auditoria
A Auditoria é uma análise independente, concreta e eficaz de um conjunto de demonstrações financeiras de uma determinada entidade, contendo todas as provas que sustentam esta análise. Esta análise é conduzida com o objetivo de expressar uma opinião informada e fidedigna, mediante um relatório escrito, sobre se as demonstrações financeiras retratam apropriadamente a posição financeira e o progresso da entidade, de acordo com as normas de contabilidade.
Balanço
O Balanço é uma demonstração financeira que reflete o património de uma empresa num determinado período. A regra é que em qualquer Balanço o valor total do Ativo tem de ser igual à soma do Passivo com o Capital Próprio.
Banco De Portugal (Central de Balanços)
Banco De Portugal (Central de Balanços) é uma base de dados que compila toda a informação económica e financeira sobre as empresas não financeiras portuguesas. Possibilita às empresas um conjunto de informação proveitosa para a gestão e o enquadramento no respetivo setor de atividade económica.
BETA (Bi)
O BETA (Bi) Determina a sensibilidade de um título ou carteira de títulos em relação às oscilações do mercado. Concede quantificar a variação de um título ou carteira de títulos, provocada pela variação de 1% no mercado.
BPO (Business Process Outsourcing)
O BPO (Business Process Outsourcing) é a técnica em que uma entidade contrata outra entidade para efetuar uma determinada tarefa que não está ligada ao seu objetivo. Assim, são estabelecidos procedimentos para que as atividades sejam realizadas de forma integrada.
Capital Intelectual
O Capital Intelectual considera-se a gestão dos ativos intelectuais de uma entidade numa visão estratégica por forma a conseguir atingir os objetivos desta e de levar a cabo as suas estratégias com eficácia.
Capital Próprio
O Capital Próprio é o proveito residual nos ativos de uma entidade após abatimento de todos os seus passivos.
Contabilidade
A Contabilidade estuda o patrimônio das entidades, sendo um objeto desta ciência administrado por pessoas, nas identificação de variações através de analises qualitativas à estatistica da gestão, mensurando a realidade economica.
É um procedimento que permite o reconhecimento, a medição e a transmissão da informação financeira de uma entidade para permitir juízos e tomada de decisões informadas pelos utilizadores da informação.
Contabilidade Financeira
A Contabilidade Financeira relaciona-se com movimentações, resumos, bem como relatórios referentes a um determinado negócio.
Demonstração dos Fluxos de Caixa
A demontração dos fluxos de caixa tem como objetivo propiciar informação de uma determinada entidade sobre os seus fluxos monetários, por tipo de atividade (operacional, de investimento e de financiamento), durante um determinado período.
Deontologia Profissional
A Deontologia Profissional é o método de fundamentos e princípios da moral de uma profissão. Concebe escrupulosamente os ideais e as normas que devem orientar a atividade profissional.
Diferimentos
Os diferimentos Incorpora os gastos e/ou os rendimentos que devam ser reconhecidos nos períodos posteriores. A quota parte dos diferimentos incorporados nesta conta que seja atribuída a cada período irá influenciar diretamente a respetiva conta de gastos/rendimentos.
Estrutura de Capital
A Estrutura de Capital é a estrutura de financiamento a longo prazo de uma entidade. O ideal é aquela que minimiza o custo do capital e, ao mesmo tempo, maximiza o valor da empresa.
Estrutura Financeira
A Estrutura Financeira é a sustentação de todo o passivo de uma entidade. A sua escolha implica a relação entre os capitais a longo prazo e os capitais a curto prazo e também a escolha da proporção de cada uma das fontes permanentes de capitais na totalidade do passivo da entidade.
Ética Profissional
A ética profissional reúne um grupo de princípios morais alusivos ao exercício de uma profissão. Quando formalizada expressa-se em códigos deontológicos e de conduta que recomendam conceitos básicos de direito e dever para o exercício de uma profissão.
Fatura
A Fatura é um documento legalmente obrigatório sempre que existe uma transmissão de bens e/ou serviços sujeitos ou não a IVA. Este documento é de caráter obrigatório mesmo quando não é solicitado pelo cliente.
Forward
O Forward é um tipo de contrato que se caracteriza pela fixação de um preço e de uma data futura, em que um comprador irá adquirir um determinado ativo como uma matéria-prima, dividas ou um empréstimo de curto prazo.
Futuros
Os Futuros são contratos de compra ou venda de um ativo numa determinada data futura, por um preço fixado no presente.
Gastos
Os Gastos são decréscimos nos benefícios económicos de uma entidade durante o seu período contabilístico sobre a forma de exfluxos ou no desgaste de ativos ou na incorrência de passivos que originem diminuições de capital próprio na entidade, que não estejam relacionados com distribuições aos participantes no capital próprio.
Gastos Fixos
Os gastos fixos em termos globais são aqueles que para um determinado período económico e num determinado intervalo de relevância não variam com flutuações ao nível da Produção.
Em termos unitários são tanto menores, quanto maior for o nível de atividade.
Gastos Variáveis
Os gastos variaveis são termos globais estão relacionados diretamente e no mesmo sentido às variações ocorridas na Produção. Em termos unitários, são fixos.
Hierarquia do Justo Valor
Na hierarquia do justo valor existem três níveis hierárquicos na mensuração pelo Justo Valor. Nível 1 são os preços cotados, não ajustados, dos ativos ou passivos em mercados ativos a que a entidade tem acesso à data da mensuração. Os dados de nível 2 consideram se o ativo ou passivo tem um determinado prazo contratual. E os dados de nível 3 refletem os pressupostos que os parceiros no mercado considerariam ao apreçar o ativo ou passivo, incluindo pressupostos sobre o risco.
Horário de Trabalho
O horário de trabalho é o período durante o qual o colaborador presta serviço à entidade patronal. Em Portugal legalmente o horário de trabalho previsto por lei corresponde a 8horas diárias num total de 40 horas semanais
Horas Extraordinárias
Nas horas extraordinárias as horas extra iniciam-se decorridas as horas normais de trabalho. A entidade só poderá solicitar que as mesmas sejam efetuadas caso haja a necessidade de um acréscimo pontual do trabalho, desde que este declarado aumento não justifique a entrada de um novo funcionário, por motivos de força maior ou até pela eventualidade de reparar prejuízos considerados danosos.
IES (Declaração Anual de Informação Empresarial Simplificada)
A IES (Declaração Anual de Informação Empresarial Simplificada) foi criada com o intuito de ser mais simples para as empresas enviarem as suas contas anuais por via eletrónica, num único momento e apenas a uma entidade. Ultrapassando assim toda a burocracia existente no passado. São cumpridas três obrigações com a submissão da folha de rosto e os seus anexos à Autoridade Tributária, através do Portal das Finanças. A obrigação de natureza fiscal, a obrigação de natureza comercial e a obrigação de natureza estatística. As obrigações são cumpridas através da submissão do conjunto de Anexos, não sendo possível a submissão isolada da folha de rosto.
Incerteza
A Incerteza existe quando a gestão não consegue estimar objetivamente as probabilidades dos acontecimentos.
Inventários
Os Inventários são ativos detidos para venda no desenrolar ordinário da atividade da empresa, no método de produção para a tal venda ou na forma de materiais ou bens de consumo a serem consumidos no processo de produção ou na prestação de serviços.
Juros Compostos
Os juros compostos são os juros que incidem sobre o capital e juros. O chamado juro sobre juro.
Juros de Mora
Os juros de mora são os juros que uma entidade paga quando se atrasa na liquidação de obrigações fiscais.
Justo Valor
O justo valor é o preço que seria auferido pela entidade na venda de um ativo ou pago para transferir um passivo numa operação ordenada entre participantes no mercado à data da mensuração.
Lançamento Contabilístico
O lançamento contabilístico é o registo de um processo patrimonial em suporte digital próprio.
Leasing ou Locação Financeira
Um leasing ou locação financeira é uma espécie de financiamento através do qual o locador, obtém um bem móvel ou imóvel e cede o seu uso transitório mediante o pagamento de uma quantia periódica, por um determinado prazo e, relativamente ao qual o locatário tem uma opção de compra no final do mesmo prazo, contra o pagamento de uma quantia contratualmente fixada designado de valor residual.
Lucro
O Lucro é utilizado como uma medida de performance ou como o retorno do investimento ou dos resultados por ação.
Margem de Segurança
A Margem de Segurança é a diferença entre as vendas que se realizam num determinado momento e as vendas do Ponto Critico de Vendas. Permite á entidade saber a quantidade de vendas que a empresa pode deixar de ter sem atingir o prejuízo.
Meios Financeiros Liquidos
Os meios financeiros liquidos abrangem o dinheiro, depósitos bancários e todos os ativos ou passivos financeiros mensurados ao justo valor, cujas modificações sejam reconhecidas na demonstração de resultados de uma determinada entidade.
Mercado Financeiro
O mercado financeiro pode ser físico ou meramente lógico, e é onde se aciona a transmissão dos recursos dos agentes excedentários para os agentes deficitários, mediante o cumprimento de regras previamente definidas. É um conjunto de instrumentos, mecanismos e instituições que asseguram a orientação das poupanças para o financiamento.
Nota de Crédito
A nota de crédito é um documento de suporte legal que tem como objetivo corrigir erros de faturação e assim creditar o cliente. As notas de crédito podem corrigir valores parciais ou totais relacionados com correção de dados de emissão, devolução ou troca de um produto, etc.
Nota de Débito
A nota de débito é um documento de suporte legal que permite a correção do IVA que foi mal lançado numa fatura.
Nota de Encomenda
A nota de encomenda são documentos que a empresa pode enviar a fornecedores ou receber de clientes com pedidos de encomenda de bens e/ou serviços.
Obrigação
Uma obrigação é um investimento financeiro. O valor desta depende dos cash-flows prometidos pela obrigação e o seu valor no momento corrente é igual ao valor atualizado dos cash-flows esperados por esta.
Operações Triangulares
As operações triangulares são definidas como triangulares pois o circuito documental, a fatura, não acompanha diretamente a circulação física dos bens, sendo que os participantes estão estabelecidos em países comunitários. É classificada como uma pura triangular quando os três participantes são sujeitos passivos em três estados-membros diferentes.
Ordem dos Contabilistas Certificados
A Ordem dos Contabilistas Certificados é o organismo que regula a profissão de contabilista certificado.
Passivos
Os passivos são as atuais obrigações de uma entidade derivadas de acontecimentos passados, da quitação dos quais se espera uma saída de recursos da entidade acrescentando benefícios económicos.
Politicas Contabilisticas
Nas politicas contabilisticas estão inseridas conceções, sustentações, condutas, regras e práticas específicas executadas por uma determinada entidade na elaboração e apresentação de Demonstrações Financeiras.
Ponto Critico de Vendas
O ponto critico de vendas é o número de vendas que conduz a um resultado igual a zero. É o ponto, em relação às vendas, acima do qual o resultado obtido é positivo e abaixo do qual o resultado obtido é negativo.
Quantia Escriturada
A quantia escriturada é igual à subtração da quantia reconhecida com a soma entre as depreciações acumuladas e as perdas por imparidade acumuladas.
Quantia Recuperável
A quantia recuperavel é igual ao maior valor entre o justo valor ( os custos de vender) e o valor de uso.
Quota de Mercado
A quota de mercado é uma parcela de mercado que uma entidade ou um bem e/ou produto detém, manifesta pela sua percentagem de vendas nesse mercado.
Rédito
O rédito diz respeito a recebimentos / entradas brutas de benefícios económicos numa entidade durante o seu período contabilístico resultante do curso das atividades regulares desta quando resultam em aumentos de capital próprio, não provenientes de contribuições de participantes no capital próprio.
Rendimento
O rendimento é o acréscimo nos benefícios económicos de uma entidade durante o seu período contabilístico sobre a forma de influxos ou acréscimo de ativos ou redução de passivos que originem aumentos no capital próprio da entidade, que não estejam afetas às contribuições dos participantes no capital próprio.
Risco do Negócio
O risco do negócio é a ameaça proveniente de condições, acontecimentos, circunstâncias, ações ou inações relevantes que possam influenciar adversamente a competência de uma entidade para atingir os seus objetivos.
SAFT de Contabilidade
O SAFT de Contabilidade é um ficheiro completo que pode ser exportado por softwares de contabilidade e que deve ser enviado sempre que seja exigido pelos serviços de Inspeção Tributária e Aduaneira ou para o pré-preenchimento da IES. Serve também para a realização de auditorias.
SAFT de Faturação
O SAFT de faturação é exportado por softwares de faturação, no entanto, é considerado um ficheiro incomplexo. Deve ser enviado mensalmente à Autoridade Tributária e Aduaneira e serve para analise da faturação mensal das empresas.
SAFT-PT (Standard AuditFile for Tax Purposes - Versão Portuguesa)
O SAFT-PT (Standard AuditFile for Tax Purposes - Versão Portuguesa) estabelece-se como um ficheiro prognosticado em linguagem XML e tem como objetivo agrupar toda a informação fiscal e contabilística de uma entidade durante um determinado período de tempo.
Taxa de Câmbio
A taxa de câmbio é definido como uma operação de troca de uma moeda por outra, por exemplo, troca de libras por euros. A taxa de câmbio reflete o preço a que essa troca é feita, isto é, o valor de uma moeda em unidades monetárias de outra moeda.
Taxonomias
As taxonomias é a codificação de cada conta de movimentos da contabilidade com o intuito de permitir o preenchimento automático de alguns quadros da IES
Tributação Autonoma
A tributação autonoma é uma contribuição adicional que se imputa sobre determinados gastos que não estão diretamente ligados à atividade da empresa. Como por exemplo despesas não documentadas ou de representação.Desta forma, as empresas terão sempre de pagar uma taxa quando existem este tipo de gastos.
Unidade de Custeio
A unidade de custeio é uma unidade de medida comum para todos os gastos de uma secção, ou seja, uma unidade relativamente à qual todos os gastos de uma secção se podem considerar proporcionais e que permite o controlo dos gastos dessa mesma secção. Esta medida permite fazer o controlo e a atribuição dos gastos de um produto.
Unidade de Imputação
A unidade de imputação é uma unidade de repartição custos baseada num determinado critério definido à priori.
Unidade de Obra
A unidade de obra é uma unidade de repartição de custos que deve corresponder a uma unidade de custeio.
Valor de Uso
O valor de uso é o valor presente dos fluxos de caixa futuros que se espera que sejam gerados por um ativo ou unidade geradora de caixa.
Valor Realizável Liquido
O valor realizável liquido é a quantia líquida que uma empresa almeja realizar com a venda do seu inventário no decurso ordinário da atividade empresarial.
Venda de Bens
A venda de bens o conceito de bens inclui bens produzidos pela própria empresa com o objetivo de serem vendidos e bens comprados para revenda, tais como mercadorias compradas por um retalhista ou terrenos e outras propriedades detentos para revenda.