No mundo em que vivemos atualmente, é necessário que as empresas tomem consciência da necessidade de estarem em constante processo de inovação. Tendo esta visão bem assente no seu meio, a CRN – CONTABILIDADE tem vindo a apostar vincadamente na digitalização das suas metodologias, ganhando espaço para conquistar um estatuto significativo e reconhecimento no mercado. Ruben Nunes, CEO da marca, aborda em entrevista a conjuntura que rodeia este setor, nomeadamente o impacto que a transição digital tem aportado ao mesmo.
A CRN – CONTABILIDADE é, como o nome indica, uma empresa de Contabilidade e Consultoria. Sendo uma marca com experiência no mercado com 11 anos de existência, de que forma, a mesma, tem vindo a perpetuar valor e dinamismo no setor onde atua?
Nos últimos anos, graças à formação, determinação e estudos constantes de novas soluções e readaptações de acordo com o estado pandémico que o país viveu, a CRN-Contabilidade reuniu os seus valores e conquistou, com a satisfação dos empresários, um estatuto significativo que tem resultado em crescimento mútuo. As novas tecnologias têm sido uma aposta no que diz respeito à transição digital, sendo que a experiência se tornou mais dinâmica, com processos mensurados e aplicados num foco primordial na voz do cliente, nos quais, os serviços mais destacados são Contabilidade, Consultoria, Planos de negócio, BPO Financeiro e o acesso a fundos de investimento.
Destacamos ainda a abertura recente da nova delegação da CRN – CONTABILIDADE, num edifício construído pela Teixeira Duarte. Que novidades este projeto especial alavanca à marca?
Acreditamos que o foco no cliente e capital humano é o caminho a percorrer, no que diz respeito a condições na sua generalidade, incentivando um regresso à retoma da atividade, bem como ampliar a comodidade nos acessos e aumentar a facilidade de chegar até nós. Promovemos a segurança e a qualidade dos serviços prestados com a maior satisfação do capital humano. Temos perfeita perceção de que nada está feito, ainda há um longo caminho a percorrer no crescimento internacional. No novo espaço, as principais novidades são a possibilidade de reunir a equipa em eventos formativos em auditório, promovendo a atualização de conhecimentos, tal como a obtenção de novos conhecimentos e promoção a interligação entre as equipas.
O objetivo primordial da empresa é, assim, fortificar o apoio que os seus clientes necessitam, proporcionando um aumento da eficiência e eficácia das empresas. De que forma, esta missão, é diariamente concretizada com rigor e excelência?
Acreditamos no capital humano e na responsabilidade que cada profissional possui. Estes são ingredientes de progressão de carreira, acompanhamento diário a todos os níveis para garantir rigor e excelência através de novas tecnologias que nos auxiliaram bastante, sendo um alicerce no confinamento. Também aprendemos a aprender mais rápido. Hoje, sem as barreiras comuns que as empresas atravessaram, fazemos mais e melhor, e sempre com a qualidade que nos é exigida.
Além disso, a CRN – CONTABILIDADE assegura apoio constante na inovação e formação dos Contabilistas Certificados, Técnicos de Contabilidade e Administrativos. Quão importante é, neste setor, existir inovação contínua?
Efetivamente é muito importante inovar, e a transformação digital é a inovação da atualidade. As inúmeras reuniões livres assistidas e disponibilizadas para formação do staff à distância nos últimos anos foram uma alavanca para os contabilistas conseguirem informar, de forma atempada, os empresários sobre as legislativas dos apoios que saíam diariamente. Com mais este incremento ao processo, no seio das obrigações, a necessidade de mensurar e distribuir processos com uma maior dinâmica com envolvimento da equipa, efetuámos investimentos importantes em prol da inovação.
Podemos afirmar que esta dinâmica de inovação destaca a marca no mercado?
Acreditamos na existência de imensos fatores que contribuem para a obtenção de um maior estatuto, contudo, concordamos que preparar a nossa capacidade de resiliência às necessidades do mercado nos distingue. Salientamos que também acreditamos que os estudos efetuados de forma atempada com dados concretos e sem pressupostos nos auxilia a identificar quais os indicadores em que intervir e criar novas métricas. Logo, a inovação na CRN-Contabilidade é lançada no momento certo.
Certo é, diariamente, assistimos a mudanças tecnológicas que influenciam a forma como os profissionais e as organizações desenvolvem as suas atividades. Na sua perspetiva, em que medida a tecnologia e a digitalização está a mudar o setor da Contabilidade e da Consultoria Fiscal?
O desenvolvimento de novas métricas financeiras e de comunicação lançam um desafio de implementação de projetos internos e a necessidade de consultoria à implementação de metodologias de qualidade. Os empresários procuram cada vez mais aperfeiçoar os conhecimentos nestas matérias e identificam a qualidade como um fator-chave, contudo, a mudança do setor está a ser feita gradualmente, mantendo a responsabilidade e a qualidade que lhe é exigida.
A digitalização é um dos grandes impactos – por muitos visto como positivo – da pandemia que só agora parece estar a ser ultrapassada. Assim, de que forma a aposta na inovação tem tido um impacto no relacionamento com o mercado e que vantagens emergem desta transformação tecnológica?
Esse impacto tornou-se um juízo de valor, vai dependendo do valor que cada indivíduo, enquanto cidadão e profissional, idealizou como vantagem ou desvantagem no mercado, face à mudança. Contudo, acreditamos que um misto de métricas pré-pandemia e pós-pandemia resultará numa união de indicadores que culminará em processos reavaliados e aperfeiçoados, adequando à realidade de cada momento do mercado e à necessidade dos empresários e objetivos das organizações.
Sabemos que a internacionalização é um fenómeno frequente nas empresas, impulsionado pela globalização, pela necessidade de crescimento e de sobrevivência face a um mercado cada vez mais competitivo. Considera que o papel da digitalização tem impulsionado o processo de internacionalização? Em que sentido?
Um dos grandes objetivos da CRN-Contabilidade é a globalização. A digitalização tem sido um ingrediente que contribui para sinergias globais de forma mais constante nas organizações. Efetuámos parcerias importantes na realização de webinars com parceiros do Brasil e da Polónia, que alavancam os diversos parceiros nos diferentes mercados, passando informação pertinente aos empresários em diferentes contextos e aprimorando necessidades. No global, quer isto dizer que com a digitalização as empresas têm uma janela aberta para a globalização, contudo, passar de janelas a portas abertas em breve poderá ser uma certeza.
Num mundo em constante movimento, qual continuará a ser a posição da CRN – CONTABILIDADE, de forma a estar continuamente na vanguarda da inovação e oferecer, assim, o melhor e mais adequado serviço aos seus clientes e ao mercado?
A CRN-Contabilidade procurará fazer a diferença na necessidade dos empresários, medindo diariamente as necessidades do mercado e sendo identificadas métricas no momento certo, no qual o empresário necessita de uma inovação nos nossos processos. Somente com um estudo primordial e antecipado saberemos ao certo a necessidade dos parceiros no que diz respeito à procura de inovação e adequar os serviços prestados com ferramentas dinâmicas e inovadoras e proporcionar um valor acrescentado à atividade das organizações, como por exemplo, hoje o empresário consegue conectar-se a informações contabilísticas 24 horas por dia. O lema da CRN-Contabilidade é adequar-se à necessidade do empresário (Parceiro), logo, o nosso sucesso é o sucesso dos nossos clientes.
Fonte:Revista Pontos De Vista