“Novas instalações aumentam a qualidade do serviço”
A CRN-Contabilidade é reconhecida pela sua experiência nas áreas da Contabilidade e Consultoria. O CEO, Rúben Nunes, acredita que a digitalização dos serviços deve ser sempre equilibrada com a presença física próxima, pelo que a CRN-Contabilidade abriu, recentemente, um novo espaço, onde concentrou toda a equipa. A internacionalização é o passo seguinte, mas que apenas acontecerá quando todas as condições estiverem reunidas.
Em 2021, os planos passavam por um crescimento da empresa a nível nacional e a posterior internacionalização. O crescimento nacional registou-se, com a abertura de uma nova agência, no Edifício Lezíria Park. Porque optaram por esta localização?
Face à necessidade de ampliar os horizontes empresariais da CRN-Contabilidade, os clientes –
entre 300 a 400 empresas e pessoas singulares – foram canalizados para uma localização com mais proximidade. Além disso, o espaço disponibiliza maior comodidade e acessibilidade redobrada no que diz respeito a condições, bem como a segurança para alcançar a estratégia definida. Por sua vez, também nos possibilitou alcançar o objetivo primordial: reunir toda a equipa num só espaço, utilizando o auditório em formações ou seminários internos da CRN-Contabilidade. Deste modo, pretendemos criar cada vez mais sinergias benéficas entre os nossos profissionais e o empresário e promover uma experiência única e agradável a ambos.
Que características tem o novo espaço, para servir os vossos clientes?
A CRN-Contabilidade tem proporcionado, por standard, um lema peculiar que é a voz do cliente como a prioridade número um na sua atuação no tecido empresarial. É nessa ótica, e mediante o que que estamos a proporcionar aos empresários e pessoas singulares, que nos tornámos uma referência, com características evidentes de melhores infraestruturas, com os mecanismos para garantir uma experiência merecedora de um equilíbrio entre uma contratação de serviço e o beneficio em retorno, com selo de uma extrema competência, credibilidade e preocupação em proporcionar aos nossos colaboradores, clientes e parceiros infraestruturas que permitem obter maior comodidade, segurança e qualidade, para que a sua
experiência seja, em primeiro lugar, agradável, segura e ampla, com características adaptadas a cada caso. Também demos primazia a características que previnem a Covid-19, bem como acessos ao edifício, com estacionamento subterrâneo e exterior amplo.
Para quando uma expansão também para outras regiões do país?
A proximidade territorial é um dos fatores que, ao longo dos últimos três anos de pandemia, perdeu alguma relevância e vários estudos revelam que o mercado digital vem adiar uma possível expansão no território nacional. E a verdade é que a internacionalização está a piscar o olho à CRN-Contabilidade. A procura é cada vez mais ampla no mercado externo e a internacionalização é inevitável. Poderá tornar-se, num ritmo interessante e a curto prazo,
uma certeza.
A Contabilidade e a Consultoria são duas áreas onde a legislação muda muito rapidamente, por isso é muito importante a formação e atualização das equipas. Como se posiciona a CRN-Contabilidade relativamente a esta questão?
A CRN- Contabilidade realiza seminários recorrentes com a equipa, no que diz respeito a formação e atualização das competências. Durante a pandemia, a legislação sofreu alterações diárias, semanais e mensais. Os contabilistas foram um dos suportes da crise empresarial,
proporcionando a atualização diária das condições aos colaboradores, bem como, a par de outras instituições reguladoras, tivemos de, em primeira mão, proporcionar informações acerca do lay-off simplificado, entre outros apoios no auxílio da retoma. As atualizações do estudo de negócio são efetuadas pela metodologia SixSigma, de modo a identificar os
indicadores necessários para intervir atempadamente. Logo, promovemos a atualização do staff técnico das novas tecnologias e legislação com regularidade e com pressupostos reais
das necessidades das equipas.
As empresas nacionais tiveram alguns apoios financeiros de forma a conseguirem fazer frente à crise causada pela pandemia. Como lhe parece, cerca de meio ano depois, que as empresas estão a comportar-se?
O tecido empresarial teve uma resiliência de aço em Portugal. Durante esse período, os apoios chegaram tarde à maioria, no que diz respeito aos setores mais afetados, como o da restauração. Contudo, nos restantes setores, na sua larga maioria, a recuperação será extremamente gradual. Nesse sentido, o apoio à tesouraria e dos fundos europeus têm tido uma procura acentuada por partes dos empresários portugueses.
Ainda existem incentivos e apoios fiscais que importa divulgar pelos empresários, atualmente, de forma a assegurar uma contínua recuperação?
A recuperação da economia será extremamente lenta, contudo, será um mar com altos e baixos. O cenário internacional, com o progresso da inflação, proporciona uma agravante
na economia europeia e um atraso na recuperação. No entanto, o tecido empresarial em Portugal encontra sempre soluções e reinventa-se, de modo a obter resultados.
Quais diria serem os grandes desafios da economia nacional?
Os grandes desafios são a capacidade de reinvenção, a afinação de processos novos em tempo recorde e garantir uma estabilidade financeira, entre as alterações e aumentos doordenado mínimo até 2026, a inflação, a relação entre o Estado, patronos e colaboradores. A estes três agentes cabe-lhes encontrarem o equilíbrio, sem que haja confronto político ou
empresarial, promovendo a existência de consciencialização e bom senso de todos os intervenientes na fase que advém, para que a margem de lucro permita a satisfação de todos.
A curto e médio prazo, que objetivos gostariam de concretizar e que possam ser divulgados aqui?
A CRN-Contabilidade tem como objetivo continuar a apoiar o tecido empresarial. Como tal, temos de agradecer e salientar a capacidade de sacrifício de toda a equipa, parceiros eclientes. Graças a todos eles, teremos a possibilidade de, a médio prazo, atingir objetivos traçados, sendo que contamos já com uma janela para a internacionalização, mas temos a
confiança de que se abrirá uma porta no momento certo. O cliente número um ainda se encontra connosco, o que, por si só, é a nossa grande vitória, que nos enche de orgulho nos
serviços que prestamos todos os dias.
Entrevista Realizada Por: Sara Aleixo Valor Magazine