O Imposto Único de Circulação (IUC) é um imposto anual que incide sobre a propriedade de um veículo automóvel, o qual veio substituir o antigo “selo do carro”. O proprietário do veículo tem de pagar anualmente até a cancelar a matrícula ou efetuar a venda da viatura a outro proprietário. 

O valor do IUC é atualizado todos nos anos em janeiro. O pagamento do IUC tem de ser efetuado até o último dia do mês da matrícula, mas para maior comodidade pode pagá-lo a partir do mês anterior.

Alertamos que as finanças não enviam nenhum documento do IUC para efetuar o pagamento dentro do prazo, logo o proprietário terá de agendar e memorizar o mês da matrícula. Se tiver o e-mail validado no Portal das Finanças, recebe um e-mail a informar que tem o IUC para pagar até ao fim do mês.

 

O documento de pagamento pode ser obtido no Portal das Finanças da seguinte forma:

  • Colocar IUC na pesquisa; 
  • Selecionar Serviços > Veículo > IUC > Pagamentos;
  • Selecionar Ano Corrente;
  • Selecionar a Categoria da viatura;
  • Selecionar a viatura;
  • Obter o documento para pagamento.

 

O pagamento do IUC também pode ser efetuado na repartição de finanças na parte da Tesouraria.

O pagamento do IUC, quando compra um carro novo ou importa um usado, deve ser feito pela primeira vez até 90 dias após a data da matrícula.

Existem duas formas de cálculo do imposto: uma para veículos matriculados até 30 de junho de 2007 (com base no combustível, cilindrada e ano da matrícula, por escalão); e outra para veículos com matrícula a partir de 1 de julho de 2007 (com base no combustível, ano da matrícula, cilindrada e emissões de CO2, por escalão). Pode obter estes dados (combustível, cilindrada, ano da matrícula, emissões CO2) no livrete ou Documento Único Automóvel.

O gabinete de contabilidade da CRN-Contabilidade encontra-se disponível para esclarecer questões pertinentes sobre o seu negócio. Fortalecemos a importância da informação prestada aos nossos clientes, de modo a garantir a fiabilidade da sua empresa ou organização.

Para falar connosco, marque já sua Reunião.