Técnico de Contabilidade & Funções Atuais

Técnico de Contabilidade & Funções Atuais

 

Um técnico de contabilidade & Funções Atuais, na profissão as funções genericas têm por base a gestão de contabilidade de empresas.

 

Contudo, pode variar mediante a cultura de cada empresa, nos pontos abaixo colocamos as funções onde se podem enquadrar:

 

  • Organização de documentação contabilistica de uma organização, por meses, por tipo de custo, fazendo uma preparação para a classificação;

 

Esta é a função standard mais requisitada pelos empresarios ao técnico.

 

 

  • Contabilização de documentos para posteriormente lançar na software de gestão;

 

O dito esclarecimento de duvidas é importante para o suporte dado ao cliente.

 

 

  • Lançamentos pelas respetivas series e diários e conforme a norma SNC;

 

Nesta matéria a experiência marcará a diferença nesta area de atuação.

 

 

  • Atendimento telefonico;

 

O Objetivo é o eslarecimento de duvidas contabilisticas.

 

  • Arquivar documentação;

 

Este tipo de técnico é dos quais são bastante completos no que diz respeito ao dominio da gestão e tesouraria de uma organização, efetivamente uma equipa multidisciplinar com perfis tecnicos de alto teor de competência em diversas matérias sejam as quais Auditoria, Contabilidade, Consultoria e Gestão.

 

Vantagens

  • Rápidez nas respestas a duvidas;
  • Experiência na execusões das melhores opções;
  • É a pessoa mais proxima do seu contabilista certificado.

 

Setores De Dominio Do Técnico

O Técnico de Contabilidade intervem nos seguintes setores, Recursos Humanos, consultoria, auditoria, gestão, legislação laboral. Também ainda, pode elaborar mapas de excel, de forma, a facilitar a sua interpretação, numa reconciliação, na tesouraria ou outra analise no âmbito financeiro. Analisa extratos interpretando desvios nas entradas e saidas, para lhe facilitar na identificação de métricas financeiras indesejaveis. Junto do contabilista certificado o técnico estuda a melhor forma de efetuar a sua gestão e surtir vantagens benéficas a possiveis corrétivas no seu processo de tesouraria.

 

Conclusão

Os técnicos nos ultimos anos tornaram-se versáteis em prol da satisfação das empresas, contudo fruto de muito trabalho das Instituições Universitárias na preparação da integração de recém licenciados no mercado de trabalho, em Portugal.

 

 

Vencimento de um Técnico de Contabilidade

 

 

Vencimento de um Técnico de Contabilidade

 

Um tema cada vez mais discutido, entre profissionais, e na qual, o vencimento de um técnico de contabilidade será um valor digno tudo dependede de juizos de valor, mediante a cultura e dimensão de empresas onde estes estão inseridos a exercer funções, o mercado nessa localidade fará diferença, bem como, o publico alvo.

 

  • Efetivamente os numeros podem variar entre 700€ a 900€ Liquidos dependendo da experiência, as skills que possui, bem como, o factor de importância que trás no valor acrescentado à organização, é uma matéria sensivel, o profissional merece reconhecimento contudo à um iato nas organizações mediante valores em que operam, esta matéria é sempre analisada por cargos de chefia, qual o cashflow para investir em recursos e medir os KPI´S que terão efeitos..

 

Vantagem

  • Há uma janela de oportunidade para outros patamares;
  • Numa organização este profissional pode direcionar-se para varias vias, como cargos de analise, diretorias financeiras e apoio à chefia.

 

Conclusão

Os valores são sempre bastante discutidos durante o ano, contudo é um factor de distração nos profissionais onde pode gerar uma onda de instatisfação desnecessária, o desconhecimento nesta matéria por parte de alguns profissionais pode levar a entradas e saidas indesejaveis a ambas as partes, no ato da contratação é importante definir valores e objetivos seguindo um iato anterior mostrando a realidade da empresa, bem como, uma analise de perfil completa.

 

 

Programa de Formação Dos Técnicos - Contabilidade

 

Programa de Formação Dos Técnicos - Contabilidade

 

Um exemplo de programa de formação dos técnicos oriundo do ISCAL, na Contabilidade.

  •  “licenciatura em Contabilidade e Administração - Ramo de Contabilidade oferece um ensino de referência na ciência da Contabilidade, ao dotar os alunos de um quadro teórico de conhecimentos sustentado e flexível e de competências capazes de garantir a sua empregabilidade em diferentes contextos organizacionais, bem como proporcionar uma base sólida que garanta o sucesso da prossecução da formação a níveis superiores.
  • Os estudantes ficarão aptos a assumir responsabilidades no âmbito da contabilidade e áreas afins, nomeadamente na conceção de informação útil para a tomada de decisão, participando com o seu saber na vida das organizações, nacionais e internacionais, a nível das PME, grandes empresas, multinacionais, instituições financeiras, seguradoras e organismos públicos.”

 

Quais as saidas profissionais de um contabilista?

Referênciamos nos seguintes pontos as saidas profissionais  de um contabilista:

A licenciatura em Contabilidade e Administração - Ramo de Contabilidade forma profissionais habilitados a exercerem, designadamente, as seguintes funções e atividades:

  • Elaboração, organização e interpretação dos sistemas de informação financeira;
  • Relato crítico e apoio ativo à tomada de decisão;
  • Diretor administrativo, financeiro (e de topo) habilitado a participar ativamente em relações financeiras internacionais (início de carreira);
  • Controller com ligação ao CEO - Chief Executive Officer;
  • Consultor financeiro e de gestão financeira independente ou integrado em consultoras de nível europeu e internacional;
  • Auditor financeiro e auditor interno;
  • Contabilista independente ou integrado em organizações de qualquer tipo, chefe de departamentos de contabilidade;
  • Acesso a TOC em condições a definir pela Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC);
  • Inspetor Tributário e supervisor de equipas de inspeção do Ministério das Finanças;
  • Acesso a ROC em condições a definir pela Ordem dos Revisores Oficiais de Contas (OROC).

Fontes: ISCAL

 

Outros Artigos: