Portugal 2020 (Acesso a candidaturas) Empresa Contabilidade
O Portugal 2020 (Acesso a candidaturas) é um dos projetos do programa as empresas têm este apoio que possibilita ligação a fundos em Portugal e na União Europeia
Portugal 2020 anteriormente denominava-se por QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional), possibilitando as empresas cerca de 25.000.000.000 de euros . desse modo, aprimora o financiamento de projetos para a evolução de Portugal, de modo, a promover um subida na vertente económica e emprego, intervir na diminuição da pobreza e equilibrar o País com o exterior.
Dentro deste programa, temos ainda o Compete 2020, que com o mesmo intuito, compreende os incentivos mais direcionados à internacionalização e competitividade das pequenas e médias empresas.
A programação e implementação do programa tem como prioridade de intervenção quatro domínios temáticos:
- Competitividade e Internacionalização;
- Inclusão Social e Emprego;
- Capital Humano;
- Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.
No Balcão 2020 é efetuado todo o processo, as empresas através da plataforma podem submeter as candidaturas e efetuar um acompanhamento, fase a fase, bem como, a evolução da candidatura.
O processo de candidatura é mais acessível do que aparenta, é só seguir os seguintes passos:.
- Estudar o seu projeto na integra;
- Escolher o programa operacional mais adequado para o seu projeto de acordo com os objetivos temáticos e prioridade de investimento;
- Fazer registo no Balcão 2020;
- Reunir toda a documentação necessária (referida na lista do próprio formulário do Balcão 2020);
- Elaborar um planeamento para o projeto;
- Ler o guia do formulário de modo a preencher cada campo da forma correta;
- Certificar-se de que cumpre todos os critérios uma vez que cada um está associado a uma pontuação e é necessário atingir a pontuação mínima, caso contrário a candidatura será excluida;
- Simular a sua candidatura, como medida de prevenção, para verificar a pontuação;
- Validar o formulário para detetar possíveis lapsos;
- Carregar os documentos com segurança e submissão da candidatura.
Para segurança da candidatura, o comprovativo de submissão deve ser guardado. O resultado será recebido num prazo de 60 dias úteis a partir da data limite para submissão da candidatura.
Vantagens
- Promove o crescimento económico;
- Combate o desequilibrio externo do país;
- Cria novos postos de emprego;
- Promove a evolução e a inovação.
Conclusão
O programa Portugal 2020 tem como objetivo financiar projetos que promovam o crescimento económico, combatam a pobreza e corrijam o desequilibrio externo do país.
Concisamente, o programa é bastante benéfico não só para as empresas que possam usufruir do mesmo, como para o país inteiro.
Reflexão do Acesso a Candidaturas ao Portugal 2020
Apresentamos uma reflexão do acesso a candidaturas ao Portugal 2020 terá de reunir determinados requisitos de cada apoio ou fundo europeu disponibilizado para determinados setores ou circunstâncias definidas.
Após promessas governamentais de bazucas financeiras e transformação prometida os efeitos na economia leva a crer que estamos a retroceder.
- Os programas são suficientes?
Questionamos se os programas são suficientes para colmatar as necessidades, juntamente com a recente inflação de 8%, os empresários Portugueses, analisámos os apoios existentes poderão ser uma ajuda prometida.
- Resiliência;
- Transição Climática;
- Transição Digital.
Os efeitos na criação e manutenção de emprego e de salários, bem como da formação e qualificações, caso sejam positivos a “Vitamina” do PRR funcionar, para além destes pontos as melhores condições de habitações e de saúde e transportes,
nas empresas mais intervenções de materiais podem entrar em caixa, fazendo ganhar obra e traduzindo-se na inovação e competitividade.
De onde vem o investimento?
O Investimento foi disponibilizado em meados de junho do ano transato,
As primeiras candidaturas foram dos setores energéticos focando na sustentabilidade das casas, vários programas:
- Jovem steam;
- Impulso Adultos;
- Programa de Apoio a Edifício Mais Sustentáveis;
Os primeiros apoios focados no setor empresarial e universitário posteriormente no setor a título individual, bastando para tal fazerem obras nas residências, analisando na occ ao detalhe, existiu 6 milhares para a sua adesão em uma semana.
Conclusão
Efetuamos esta reflexão do acesso a candidaturas ao Portugal 2020, de modo, resumido os empresários possam conter informação a área da contabilidade e da origem dos apoios e para que alguns se destinam, de modo a facilitar a gestão das empresas.
Contudo existe para tudo uma legislação que as pessoas terão de interpretar quais os seus requisitos para aceder determinados fundos, será, mediante um especialista, poderá ser o seu contabilista certificado, junto de um gabinete de contabilidade especializado com profissionais económicos e financeiros em fundos europeus para maior apoio à gestão de diversas áreas e a submeter candidaturas mediante necessidades e expectativas.
Como aprovar as candidaturas Portugal 2020?
Como aprovar as candidaturas Portugal 2020 e obter mais sucesso destas. Os apoios deverão estar alinhados com os requisitos e a dimensão do mesmo, mediante o [instrumento de recuperação] Next Generation EU.
Desvantagens:
- O Objetivo não é a riqueza do empresário sim a riqueza do Pais;
- Não é fácil a aprovação, o caminho não é linear e simples.
Vantagens:
- Possibilidade de criar novos postos de trabalho aumentar os recursos.
Recomendações:
A prioridade deverá ser um crescimento, mensurado acumulação de projetos para maior eficácia e eficiência dos projetos evite cair numa embriaguez de fundos, aconselhamos auxiliar quem teve impactos negativos ou fazerem bons projetos para as organizações e não gastar por gastar e porque há fundos disponibilizados como as “farturas”.
Conclusões
Possua um consultor parceiro do seu projeto e não do fundo sera a melhor forma como aprovar as candidaturas Portugal 2020, conhecendo o seu projeto nesta jornada e dar continuidade à estratégia aumenta taxas de compromissos bastante benéficas as empresas e aos empresários mediante as suas necessidades de presente e futuro.
Realizado por: Andreia Fernandes Licenciada em Gestão
Atualizado por: CRN-Contabilidade