Portugal 2020 (Acesso a candidaturas)

Portugal 2020 (Acesso a candidaturas)

O Portugal 2020 (Acesso a candidaturas) é um dos projetos do programa as empresas têm este apoio que possibilita ligação a fundos em Portugal e na União Europeia

Portugal 2020 anteriormente denominava-se por QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional), possibilitando as empresas cerca de 25.000.000.000 de euros . desse modo, aprimora o financiamento de projetos para a evolução de Portugal, de modo, a promover um subida na vertente económica e emprego, intervir na diminuição da pobreza e equilibrar  o País com o exterior.

Dentro deste programa, temos ainda o Compete 2020, que com o mesmo intuito, compreende os incentivos mais direcionados à internacionalização e competitividade das pequenas e médias empresas.

A programação e implementação do programa tem como prioridade de intervenção quatro domínios temáticos:

  • Competitividade e Internacionalização;
  • Inclusão Social e Emprego;
  • Capital Humano;
  • Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.

No Balcão 2020 é efetuado todo o processo, as empresas através da plataforma podem submeter as candidaturas e efetuar um acompanhamento, fase a fase, bem como, a evolução da candidatura.

O processo de candidatura é mais acessível do que aparenta, é só seguir os seguintes passos:.

  • Estudar o seu projeto na integra;
  • Escolher o programa operacional mais adequado para o seu projeto de acordo com os objetivos temáticos e prioridade de investimento;
  • Fazer registo no Balcão 2020;
  • Reunir toda a documentação necessária (referida na lista do próprio formulário do Balcão 2020);
  • Elaborar um planeamento para o projeto;
  • Ler o guia do formulário de modo a preencher cada campo da forma correta;
  • Certificar-se de que cumpre todos os critérios uma vez que cada um está associado a uma pontuação e é necessário atingir a pontuação mínima, caso contrário a candidatura será excluida;
  • Simular a sua candidatura, como medida de prevenção, para verificar a pontuação;
  • Validar o formulário para detetar possíveis lapsos;
  • Carregar os documentos com segurança e submissão da candidatura.

Para segurança da candidatura, o comprovativo de submissão deve ser guardado. O resultado será recebido num prazo de 60 dias úteis a partir da data limite para submissão da candidatura.

 

Vantagens

  • Promove o crescimento económico;
  • Combate o desequilibrio externo do país;
  • Cria novos postos de emprego;
  • Promove a evolução e a inovação.

 

Conclusão

O programa Portugal 2020 tem como objetivo financiar projetos que promovam o crescimento económico, combatam a pobreza e corrijam o desequilibrio externo do país.

Concisamente, o programa é bastante benéfico não só para as empresas que possam usufruir do mesmo, como para o país inteiro.

 

 

 

Reflexão do Acesso a Candidaturas ao Portugal 2020

Apresentamos uma reflexão do acesso a candidaturas ao Portugal 2020 terá de reunir determinados requisitos de cada apoio ou fundo europeu disponibilizado para determinados setores ou circunstâncias definidas.

Após promessas governamentais de bazucas financeiras e transformação prometida os efeitos na economia leva a crer que estamos a retroceder.

- Os programas são suficientes?

Questionamos se os programas são suficientes para colmatar as necessidades, juntamente com a recente inflação de 8%, os empresários Portugueses, analisámos os apoios existentes poderão ser uma ajuda prometida.

- Resiliência;

- Transição Climática;

- Transição Digital.

Os efeitos na criação e manutenção de emprego e de salários, bem como da formação e qualificações, caso sejam positivos a “Vitamina” do PRR funcionar, para além destes pontos as melhores condições de habitações e de saúde e transportes, nas empresas mais intervenções de materiais podem entrar em caixa, fazendo ganhar obra e traduzindo-se na inovação e competitividade.

 

De onde vem o investimento?

O Investimento foi disponibilizado em meados de junho do ano transato,

 

As primeiras candidaturas foram dos setores energéticos focando na sustentabilidade das casas, vários programas:

- Jovem steam;

- Impulso Adultos;

- Programa de Apoio a Edifício Mais Sustentáveis;

 

Os primeiros apoios focados no setor empresarial e universitário posteriormente no setor a título individual, bastando para tal fazerem obras nas residências, analisando na occ ao detalhe, existiu 6 milhares para a sua adesão em uma semana.

 

Conclusão

Efetuamos esta reflexão do acesso a candidaturas ao Portugal 2020, de modo, resumido os empresários possam conter informação da origem dos apoios e para que alguns se destinam, contudo existe para tudo uma legislação que as pessoas terão de interpretar quais os seus requisitos para aceder determinados fundos, será, mediante um especialista, poderá ser o seu contabilista, junto de um gabinete de contabilidade especializado em fundos europeus e a submeter candidaturas.

 

Como aprovar as candidaturas Portugal 2020?

Como aprovar as candidaturas Portugal 2020 e obter mais sucesso destas. Os apoios deverão estar alinhados com os requisitos e a dimensão do mesmo, mediante o [instrumento de recuperação] Next Generation EU.

 

Desvantagens:

- O Objetivo não é a riqueza do empresário sim a riqueza do Pais;

- Não é fácil a aprovação, o caminho não é linear e simples.

 

Vantagens:

- Possibilidade de criar novos postos de trabalho aumentar os recursos.

 

Recomendações:

A prioridade deverá ser um crescimento, mensurado acumulação de projetos para maior eficácia e eficiência dos projetos evite cair numa embriaguez de fundos, aconselhamos auxiliar quem teve impactos negativos ou fazerem bons projetos para as organizações e não gastar por gastar e porque há fundos disponibilizados como as “farturas”.

 

Conclusões

Possua um consultor parceiro do seu projeto e não do fundo sera a melhor forma como aprovar as candidaturas Portugal 2020, conhecendo o seu projeto nesta jornada e dar continuidade à estratégia aumenta taxas de compromissos bastante benéficas as empresas e aos empresários mediante as suas necessidades de presente e futuro.

 

Pedido De Reunião

 

Realizado por: Andreia Fernandes Licenciada em Gestão

Atualizado por: CRN-Contabilidade