
Metodo KeIZEN na contabilidade o que é?
A termologia Keizen teve origem após a derrota Japonesa no final da Segunda Guerra Mundial aquando da noção do Japão como um país derrotado com uma economia frágil e com dívidas. A palavra Kaizen traduzida origina a expressão “mudar para melhor” abordamos o metodo keizen na contabilidade na empresa de contabilidade como um forte apoio à gestão onde pode ser aplicada em em diversas áreas os nossos económicos e financeiros podem relatar algumas necessidades e expectativas junto do contabilista certificado.
O objetivo principal neste tema é a melhoria continua , do modo, que as organizações aplicam. A aplicação da ferramenta 5S permite uma que a área de trabalho se torne mais eficaz e consequentemente o processo de melhoria flua continuamente, esta aplicação ajuda a organizar e padronizar o local de trabalho eliminando atividades de geram desperdício.
Na implementação é necessário cumprir um conjunto de passos importantes:
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Definir o líder do projeto;
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Definir a equipa;
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Identificação da oportunidades de melhoria;
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Estabelecer metas e objetivos;
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Construir um plano de ação;
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Executar as atividades do plano;
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Monitorizar e avaliar os resultados.
Método Kaizen na Contabilidade
Na Área da Contabilidade tudo está associado a prazos impostos por entidades externas à organização onde incorrem coimas associadas ao incumprimento dos mesmos. Neste caso sendo um aspecto de especial preocupação para a organização, é necessário organizar todos os processos de modo a haver uma maior otimização.
É por isso que o Método Kaizen é de extrema importância uma vez que para que seja atingido o objetivo, não é necessário um investimento financeiro mas sim:
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Aumento da produtividade;
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Rentabilização dos recursos económicos;
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Eliminação dos desperdícios;
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Redução dos tempos de produção;
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Otimização dos equipamentos utilizados.
Vantagens e Desvantagens Do Método Kaizen
Vantagens:
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Melhoria contínua;
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Valores da empresa;
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Todos fazem parte da mudança;
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Aceitar novas ideias.
Desvantagens:
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Mudanças profundas na mentalidade e processo de funcionamento;
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Alteração no estilo de gestão da empresa;
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Difícil implementação dada a resistência a contrariedade dos colaboradores.
Conclusões
O sucesso proveniente do método Kaizen têm origem no fato de todo estarem envolvidos no processo de melhoria continua e assim, todos estão focados, conscientes e motivados por fazer parte do processo.
Os pontos importantes no desenvolvimento do Método Kaizen são de extrema importância no desenvolvimento
ideal de uma organização deste modo a aplicação do mesmo num escritório de contabilidade é crucial para a otimização dos processos.
Melhoria Contínua
O Modelo de Melhoria Contínua é um processo que não deve ser associado somente a grandes organizações. Todas necessitam de analisar de forma fundamentada o seu desempenho no mercado e procurar soluções capazes de colmatar as suas necessidades.
É um método capaz de aprimorar as condições de trabalho, aumentar a produtividade interna e garantir a satisfação dos clientes. No entanto a implementação de todos os processos a ele inerentes não é simples, é necessário um bom planeamento estratégico, conhecimentos de gestão, comprometimento coletivo e recursos suficientes.
O modelo mais utilizado nesta tipologia de processos é a o PDCA: Plan, Do, Check, Act.
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Planear – definir o problema e a abordagem para resolvê-lo;
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Fazer – Executar o plano de ação estabelecido;
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Verificar – Estudar a abordagem e avaliar os resultados;
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Agir – Depois de receber feedback das etapas anteriores, implementamos uma nova solução.
Vantagens e Desvantagens Da Melhoria Contínua
Vantagens:
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Conquistas a curto, médio e longo prazo;
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Redução dos custos;
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Aumento da competitividade da marca;
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Produtividade dos funcionários;
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Redução dos erros ocorrentes nos procedimentos internos;
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Maior satisfação dos clientes;
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Desenvolvimento da liderança.
Desvantagens:
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Difícil implementação dada a resistência a contrariedade dos colaboradores;
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Método que exige compromisso e trabalho árduo;
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Aplicação transversal a diferentes departamentos pode causar atrasos por questões burocráticas;
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Falta de conhecimento das ferramentas de qualidade e estatística utilizadas no desenvolvimento do processo.
Qualidade ISO 9001
A ISO 9001 é uma norma internacional criada pelo Comité Técnico Quality Management and Quality Assurance que consiste num sistema de gestão responsável por garantir a otimização dos processos a fim de satisfazer os clientes e alcançar o sucesso sustentado de uma organização.
Atua como um procedimentos no auxílio do gestor em encontrar e implementar os melhores processos para a sua organização. Para além desta finalidade, permite também documentar a cultura da organização, bem como manter a qualidade dos bens e serviços prestados aquando do crescimento do negócio.
Para implementar a norma, é necessário que a organização disponha das seguintes requisitos:
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Determinar a competência das pessoas incluídas no processo;
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Assegurar a eficácia do metodo;
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Tomar ações para a aquisição de novas competências e avaliar os processos tomadas;
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Reter informação documentada, como prova das competências adquiridas.
Vantagens e Desvantagens Da Qualidade ISO 9001
Vantagens:
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Organização da organização;
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Garante qualidade aos clientes;
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Melhoria nos procedimentos;
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Aumento de produtividade;
Desvantagens:
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Tempo necessário para desenvolvimento do sistema;
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Custos para implementar e manter;
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Inflexibilidade burocrática;
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Dificuldade em manter o entusiasmo do pessoal.
A Certificação ISO 9001 demonstra ao cliente o compromisso da organização para com a qualidade do produto ou serviço prestado, ou seja, todos apresentam as mesmas características e padrões de qualidade. A certificação apresenta como principal objetivo o aumento das vendas e consequentemente do lucro.
Para obter a Certificação ISO 9001 é necessário a organização cumprir um conjunto de requisitos da qualidade de acordo com a norma, ou outro metodo como por exemplo gestão ambiental ou de tecnologias de informação. O processo até à certificação requer a passagem pelas seguintes fases:
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Definição do método de implementação adequa do;
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Definição da equipa;
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Diagnóstico e Planeamento;
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Implementação dos requisitos da norma;
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Executar uma auditoria interna;
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Contratar uma auditoria de certificação.