Metodo Keizen na contabilidade o que é?

Metodo KeIZEN na contabilidade o que é?

 

A termologia Keizen teve origem após a derrota Japonesa no final da Segunda Guerra Mundial aquando da noção do Japão como um país derrotado com uma economia frágil e com dívidas. A palavra Kaizen traduzida origina a expressão “mudar para melhor” abordamos o metodo keizen na contabilidade na empresa de contabilidade como um forte apoio à gestão onde pode ser aplicada em em diversas áreas os nossos económicos e financeiros podem relatar algumas necessidades e expectativas junto do contabilista certificado.

O objetivo principal neste tema é a melhoria continua , do modo, que as organizações aplicam. A aplicação da ferramenta 5S permite uma que a área de trabalho se torne mais eficaz e consequentemente o processo de melhoria flua continuamente, esta aplicação ajuda a organizar e padronizar o local de trabalho eliminando atividades de geram desperdício. 

Na implementação é necessário cumprir um conjunto de passos importantes:

  1. Definir o líder do projeto;

  2. Definir a equipa;

  3. Identificação da oportunidades de melhoria;

  4. Estabelecer metas e objetivos;

  5. Construir um plano de ação;

  6. Executar as atividades do plano;

  7. Monitorizar e avaliar os resultados.

 

Método Kaizen na Contabilidade

  Na Área da Contabilidade tudo está associado a prazos impostos por entidades externas à organização onde incorrem coimas associadas ao incumprimento dos mesmos. Neste caso sendo um aspecto de especial preocupação para a organização, é necessário  organizar todos os processos de modo a haver uma maior otimização. 

É por isso que o Método Kaizen é de extrema importância uma vez que para que seja atingido o objetivo, não é necessário um investimento financeiro mas sim:

  • Aumento da produtividade;

  • Rentabilização dos recursos económicos;

  • Eliminação dos desperdícios;

  • Redução dos tempos de produção;

  • Otimização dos equipamentos utilizados. 

 

Vantagens e Desvantagens Do Método Kaizen

Vantagens:

  • Melhoria contínua;

  • Valores da empresa;

  • Todos fazem parte da mudança;

  • Aceitar novas ideias.

Desvantagens:

  • Mudanças profundas na mentalidade e processo de funcionamento;

  • Alteração no estilo de gestão da empresa;

  • Difícil implementação dada a resistência a contrariedade dos colaboradores.

 

Conclusões

O sucesso proveniente do método Kaizen têm origem no fato de todo estarem envolvidos no processo de melhoria continua e assim, todos estão focados, conscientes e motivados por fazer parte do processo. 

Os pontos importantes no desenvolvimento do Método Kaizen são de extrema importância no desenvolvimento

ideal de uma organização deste modo a aplicação do mesmo num escritório de contabilidade é crucial para a otimização dos processos.

 

Melhoria Contínua

O Modelo de Melhoria Contínua é um processo que não deve ser associado somente a grandes organizações. Todas necessitam de analisar de forma fundamentada o seu desempenho no mercado e procurar soluções capazes de colmatar as suas necessidades.

É um método capaz de aprimorar as condições de trabalho, aumentar a produtividade interna e garantir a satisfação dos clientes. No entanto a implementação de todos os processos a ele inerentes não é simples, é necessário um bom planeamento estratégico, conhecimentos de gestão, comprometimento coletivo e recursos suficientes. 

O modelo mais utilizado nesta tipologia de processos é a o PDCA: Plan, Do, Check, Act. 

  • Planear – definir o problema e a abordagem para resolvê-lo;

  • Fazer – Executar o plano de ação estabelecido;

  • Verificar – Estudar a abordagem e avaliar os resultados;

  • Agir – Depois de receber feedback das etapas anteriores, implementamos uma nova solução. 

 

Vantagens e Desvantagens Da Melhoria Contínua

Vantagens:

  • Conquistas a curto, médio e longo prazo;

  • Redução dos custos;

  • Aumento da competitividade da marca;

  • Produtividade dos funcionários;

  • Redução dos erros ocorrentes nos procedimentos internos;

  • Maior satisfação dos clientes;

  • Desenvolvimento da liderança. 

 

Desvantagens:

  • Difícil implementação dada a resistência a contrariedade dos colaboradores;

  • Método que exige compromisso e trabalho árduo;

  • Aplicação transversal a diferentes departamentos pode causar atrasos por questões burocráticas;

  • Falta de conhecimento das ferramentas de qualidade e estatística utilizadas no desenvolvimento do processo.

 

 

 

Qualidade ISO 9001

A ISO 9001 é uma norma internacional criada pelo Comité Técnico Quality Management and Quality Assurance que consiste num sistema de gestão responsável por garantir a otimização dos processos a fim de satisfazer os clientes e alcançar o sucesso sustentado de uma organização. 

Atua como um procedimentos no auxílio do gestor em encontrar e implementar os melhores processos para a sua organização. Para além desta finalidade, permite também documentar a cultura da organização, bem como manter a qualidade dos bens e serviços prestados aquando do crescimento do negócio. 

 

Para implementar a norma, é necessário que a organização disponha das seguintes requisitos:

  • Determinar a competência das pessoas incluídas no processo;

  • Assegurar a eficácia do metodo;

  • Tomar ações para a aquisição de novas competências e avaliar os processos tomadas;

  • Reter informação documentada, como prova das competências adquiridas.

 

Vantagens e Desvantagens Da Qualidade ISO 9001

Vantagens:

  • Organização da organização;

  • Garante qualidade aos clientes;

  • Melhoria nos procedimentos;

  • Aumento de produtividade;

Desvantagens:

  • Tempo necessário para desenvolvimento do sistema;

  • Custos para implementar e manter;

  • Inflexibilidade burocrática;

  • Dificuldade em manter o entusiasmo do pessoal.

 

A Certificação ISO 9001 demonstra ao cliente o compromisso da organização para com a qualidade do produto ou serviço prestado, ou seja, todos apresentam as mesmas características e padrões de qualidade. A certificação apresenta como principal objetivo o aumento das vendas e consequentemente do lucro.  

Para obter a Certificação ISO 9001 é necessário a organização cumprir um conjunto de requisitos da qualidade de acordo com a norma, ou outro metodo como por exemplo gestão ambiental ou de tecnologias de informação. O processo até à certificação requer a passagem pelas seguintes fases:

  • Definição do método de implementação adequa do;

  • Definição da equipa;

  • Diagnóstico e Planeamento;

  • Implementação dos requisitos da norma;

  • Executar uma auditoria interna;

  • Contratar uma auditoria de certificação.