Como pedir um plano de negócios?
Face à necessidade do mercado fazer frente à crise que se instalou, em Portugal abordámos a importância de como estruturar um plano de negócios e as precursões positivas que possa trazer à sua empresa em termos cashback após o investimento inicial, como também geração de receita.
Uma estrutura de um plano de negócios pode ser constituído por duas partes distintas:
- Descritiva – Onde se explica qual a ideia de negócio, o modelo, a estratégia de implementação;
- Quantificar aspetos de negócio e é demonstrada a viabilidade económica financeira (estimativas de rendimento e custos e lucro).
As estruturas de um plano de negócio podem ser apresentadas de diversos modos e adaptadas em casos particulares, acrescentando informação ou suprimindo informações desnecessárias ao setor de negócio.
Onde encontrar uma estrutura para planos de negócio?
Há diversos locais na web, onde encontrar uma estrutura para plano de negócios, antes de irmos ao passo seguinte é importante resumir os seguintes aspetos essenciais: Imbutidos no plano de negócios.
- Objetivos do plano;
- Conceito do negócio;
- Dados económicos;
- Necessidades financeiras;
- Situação atual da empresa no mercado;
- Expetativas de crescimento;
- Realizações importantes.
Identificar o gestor do negócio/empresa
A apresentação de uns dados relevantes que permita identificar o empresário em nome individual (Gestor do negócio) ou empresa que se propõe avançar com o projeto, resumindo também as informações académicas e profissionais que reforçam e justificam a sua capacidade de implementar o projeto. No caso das empresas, podem ser apresentados alguns dados relevantes sobre a sua atividade. Tratando-se de produtos ou negócios com nome próprio ou marca já definida, é pertinente recolher essa informação no plano de negócios.
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Análise e descrição do negócio
A análise e descrição do negócio trata-se de apresentar as várias vertentes, desde o produto ou serviço à estratégia, passado também, entre outros, pelo financiamento e pelos recursos humanos, abordados e estudados no plano de negócios.
Análise e descrição do produto ou serviço
A análise e descrição dos produtos ou serviços da empresa, bem como dos motivos pelos quais eles são melhores ou diferentes dos que são oferecidos pela concorrência. Sendo importante as especificações relevantes estarem destacadas, bem como a tecnologia envolvida, especialmente as inovadoras, sendo pertinente registar a marca.
Cuidados a ter:
- Cada alteração de produto é pertinente destacar sendo que faz parte do ciclo de vida do produto.
- Abordar o valor acrescentado do produto ou serviço no plano de negócio, bem como as responsabilidades fiscais do mesmo.
Análise e descrição do mercado e do publico alvo
A descrição do publico alvo aumenta o potencial da sua análise no plano de negócios, na obtenção de novos clientes, incrementar diferenças e definir o caminho pretendido para o produto/serviço.
Cuidados a ter:
- Verifique o seu publico alvo, onde estão localizados e quais zonas geográficas a privilegiar.
- Todavia, pretende-se uma definição mais precisa dos clientes-tipo e as suas características mais distintas.
- Um aspeto importante quando se aborda o mercado-alvo do negócio é determinar, do modo, mais fiável possível a dimensão e avaliar a evolução esperada no médio prazo (3 a 5 anos).
- Efetuar análise de tendência de evolução deve também direcionada à área da atividade na qual se insere o nosso negócio.
- A informação de tendências pode ser obtida junto de Câmaras de Comércio e Industria, Associações empresariais, Instituto Nacional de Estatística, Organismo de Informação e Estatística da Comunidade Europeia, etc.
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Exemplos de Planos de Negócio
1.ANJE– Local da Associação Nacional de Jovens Empresarios (ANJE) que apresenta vários guias práticos, exemplos de planos de negócios em atividades concretas, sugestões para elaboração do plano e um template para executar em excel;
2.IAPMEI– O Instituto para apoio às pequenas e médias empresas e à inovação (IAPMEI) dispõe de guias, manuais e um ficheiro Excel com informação relativa à criação do plano de negócios;
3.NOS empresas– Local que apresenta diversos planos de negócio, além de ferramentas úteis à sua construção, como também referidas algumas aplicações de baixo custo que ajudam a elaborar o plano;
4.Bplans– Local em língua Inglesa que apresenta centenas de planos de negócio referentes à variadas atividades;
5.Cidadedasprofissões– A cidade das Profissões é um Centro de Informação e Aconselhamento e disponibiliza um manual e um modelo em excel com informação relativamente à criação do plano de negócios que precisa.
Estratégia do empreendedor
Completando toda a estratégia do empreendedor consideramos os seguintes pontos a não esquecer por parte do gestor de negócio:
- Descrição do processo produtivo;
- Distribuição e logística;
- Recursos Humanos e Equipa de Gestão;
- Marketing e Vendas.
Qual a melhor estratégia de negócio?
Uma análise SWOT poderá ajudá-lo na definição da sua estratégia de negócio eliminando pressupostos.
A analise pode ser efetuada externa ou internamente, indicamos abaixo as características a identificar, na sua estrutura:
- Análise externa: Ameaças e Oportunidades;
- Análise Interna: Pontos Fortes e Pontos Fracos.
Conclusão
Um plano de negócio é um conjunto de indicadores que de antemão prevê se o seu negócio é rentável, identificando todo o mercado e concorrência, bem como os clientes ou publico alvo, contudo a CRN-Contabilidade aconselha a efetuar uma previsão económica com estimativas financeiras.
A CRN-CONTABILIDADE dispõe de uma equipa multidisciplinar disposta em recebê-lo e auxiliar no seu plano de negócio.
Confie-nos a contabilidade do seu negócio.
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